JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

10 dicas para evitar recaídas

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
Heavy drinking in bar

Quando o organismo para de receber as substâncias das quais ele é dependente, ele começa a desencadear sintomas que refletem a sua falta.

Sudorese, taquicardia, tremores, depressão, ansiedade, insônia, pensamentos obsessivos, entre outros comportamentos, fazem parte do que chamamos de estado de abstinência.

Por isso, o tratamento para dependência química é indicado, uma vez que ele tende a amenizar esses sintomas. No entanto, eles podem aparecer após o fim do tratamento, o que leva a pessoa, consequentemente, a ter uma recaída.

A dependência química é uma doença que afeta diversas áreas do organismo, bem como a vida da pessoa, e por isso, alguns comportamentos devem ser adotados em todos os aspectos para que se possa ter um auto controle.

1 – EVITE MANIPULAR

A manipulação é um dos comportamentos mais comuns em dependentes químicos. Para obter a droga, o indivíduo é capaz de mentir e convencer as pessoas, assim como a si próprio.

Em um tratamento ou até mesmo sem um, é preciso deixar este comportamento. A manipulação é tão perigosa que aos poucos, o próprio dependente químico se convence de que aquilo é verdade.

Se o indivíduo já está há algum tempo sem fazer o uso das drogas e não deseja ter recaídas após o tratamento para dependência química, é de grande importância que evite esse comportamento.

2 – EVITE MENTIR

As mentiras também são grandes companheiras dos dependentes químicos, mas esse comportamento tende a desaparecer após um tratamento.

No entanto, o indivíduo que está prestes a ter recaídas passa a mentir. Ele mente em coisas pequenas, que logo se tornam coisas grandes.

A mentira precede o uso da droga, por isso, ser honesto consigo mesmo é o melhor caminho para não ter recaídas.

3 – Faça acompanhamento psicológico

O tratamento psicológico é muito bem-vindo após o tratamento para dependência química, pois é nele que  a pessoa passa a ter conhecimento de suas angústias e dores. É através do tratamento que ela aprende a trabalhar com esses sentimentos.

Deixar de ter apoio psicológico é um grande perigo. A rede pública oferece esse tipo de atendimento que pode ser realizado nos postos de saúde de seu bairro ou na própria unidade do CAPS.

Não importa onde o tratamento será feito, o que importa, é que ele seja realizado para que não haja recaídas após o tratamento para dependência química.

4 – PROCURE falar SOBRE SEUS SENTIMENTOS

Algumas pessoas tendem a guardar para si seus sentimentos e dúvidas, esse é um comportamento destrutivo que pode causar uma recaída em um dependente químico.

É preciso aprender a dialogar, a falar o que sente, a expor sua opinião e ser claro. As pessoas não conseguirão adivinhar o que o indivíduo está pensando, e muitas delas não sabem que seus comportamentos podem tê-lo ferido.

A comunicação se torna um elemento de grande importância neste sentido.

5 – EVITE O VITIMISMO

Outro comportamento muito comum de dependentes químicos é se sentirem vítimas da própria doença.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

E com esse comportamento de autopiedade começam a justificar suas ações. Ter pena de si mesmo não é o melhor caminho para ficar limpo.
O ideal é que o indivíduo reconheça seus erros e aprenda com eles, e não se esconda atrás de sua doença. Esse também é um passo importante para não ter recaídas após tratamento para dependência química.

6 – Frequente grupos de apoio

Os grupos de apoio são a melhor forma de expor dúvidas e pensamentos com pessoas que compartilham do mesmo problema.

Eles se tornam uma ótima estratégia de prevenção de recaídas após tratamento para dependência química.

Não só o dependente químico, mas também sua família devem frequentar grupos de apoio a fim de que fortaleçam-se psicologicamente para enfrentar os desafios da recuperação da dependência química.

7 – Vigie seus pensamentos

Pensamentos repetitivos e pessimistas tendem a acompanhar um dependente químico em sua trajetória. Neste sentido, vigiar os pensamentos também é uma forma de prevenir recaídas.

É preciso se questionar: “Por que estou pensando nisso?” “Qual o sentido deste pensamento?” “Eu posso estar tentando me manipular?”.

A pessoa deve dominar sua mente para que ela não o domine.

8 – Estabeleça um projeto de vida

O indivíduo passou uma grande parte de sua vida sem perspectiva alguma do que fazer, sem sonhos, objetivos ou metas, mas agora isso deve mudar.

importante fazer planos para um futuro recente e não tão recente, colocar no papel as metas e descobrir como alcançá-las. Não se deve desanimar, aos poucos, as coisas irão acontecer.

Um adicto deve estabelecer um plano para que possa evitar recaídas após tratamento para dependência química.

 9 – Caso tenha um lapso, peça ajuda para que ISSO não se torne uma recaída

Lapso consiste no uso da droga ou do álcool após um período de abstinência, mas que não é considerado uma recaída caso o indivíduo não volte a fazer o uso frequente da droga.

É fundamental evitar que o lapso aconteça, porém, caso ele ocorra, é importante procurar ajuda médica e orientação para que ele não se transforme em recaídas após o tratamento.

10 – Estabeleça uma rotina mas tenha momentos de lazer

É preciso que a pessoa dedique sua vida adotando costumes saudáveis que tendem a levá-lo a um padrão melhor de qualidade de vida.

Isso quer dizer trabalhar, estudar e cumprir obrigações como toda pessoa, no entanto, deve também ter momentos de lazer, momentos realizando atividades de que gosta.

É importante estar perto das pessoas que ama, evitar conflitos e discussões e ser paciente com si próprio e com as pessoas que estão ao redor.

E não deixar de se cuidar. A prevenção de recaídas após tratamento para dependência química deve ser feita todos os dias.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.