JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

3 sinais que indicam que você pode estar exagerando no álcool

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
1 vy7L3dovU2v9IF7Xcv014Q

Não há dúvida de que a pandemia fez com que a maioria das pessoas que já faziam uso do álcool passasse a beber mais. Muita gente que costumava se reunir com os amigos aos fins de semana para conversar e tomar algo passou a beber em casa, quase que diariamente. Outros, que tomavam um drinque quando chegavam do trabalho, para relaxar, viram que, com o home office, podiam eventualmente beber na hora do almoço, ou de tarde.

Tenho escutado muita gente querendo saber se esse aumento de consumo deveria preocupá-las. Me perguntam: “Arthur, será que eu fiquei dependente do álcool”? Se você se faz esta pergunta, saiba que está no caminho certo, pois o simples questionamento é uma atitude preventiva, que provavelmente o freará antes de você ter perdido o controle do consumo de bebidas alcoólicas.

Três são os sinais mais importantes de que a ingestão de álcool deixou de ser normal para se tornar doentia. O primeiro alerta é dado pela família. É ela que nota quando o ente querido deixou de beber socialmente para ingerir álcool a qualquer hora do dia, por qualquer motivo. Os filhos, mesmo os pequenos, notam isso muito rapidamente, principalmente se o resultado desse consumo são brigas entre os pais.

O consumo patológico de álcool primeiro é percebido pela família e, depois, pelos colegas de trabalho ou supervisores. O rendimento cai, a pessoa fica mais dispersa, falta a reuniões….

Junto com a mudança de comportamento, vêm as alterações físicas. O álcool é extremamente calórico. Quem está dependente dele e faz uso todos os dias, muitas vezes ao dia, ganha peso, a barriga cresce, o rosto e as mãos ficam inchados e mais avermelhados. Esse é um sinal claro e bastante perceptível de dependência alcoólica.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Por fim, o que muda são os resultados dos exames laboratoriais. A medição das enzimas do fígado mostra um aumento considerável de valores, sinal de que o fígado já não está dando conta de tanto álcool. A pressão arterial também fica alterada, bem como os exames que medem as taxas de glicose (açúcar no sangue).

O que determina a dependência é menos a quantidade de bebidas alcoólicas que se ingere e mais a relação que se tem com elas; uma relação que deixou de ser saudável para se transformar em algo que só faz mal à pessoa e a quem convive com ela.

Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores. 

Fonte: Forbes Brasil

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.