JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

7 dicas para prevenir o uso de álcool e drogas na adolescência

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
stopdrogas1

O álcool e as drogas são itens de fácil acesso para adolescentes e jovens de qualquer classe social. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade – 55,5% – dos adolescentes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental (entre 13 e 15 anos de idade) já experimentaram algum tipo de bebida alcoólica. No mesmo grupo, 9% disseram já ter usado drogas ilícitas.

Na tarefa da prevenção, família e escola precisam andar de mãos dadas, estimulando hábitos de vida saudáveis e proporcionando o conhecimento sobre os efeitos nocivos dessas substâncias. Confira algumas coisas que você, pai ou mãe, pode fazer para deixar os seus filhos longe das drogas e do álcool:

Seja sempre um exemplo

Viva como você quer que seus filhos vivam. Tudo fica mais fácil se eles enxergarem em alguém que amam um exemplo palpável de moderação e responsabilidade. Não é nenhum segredo que muitos casos de alcoolismo, por exemplo, passam de geração em geração, de pai para filho.

Converse abertamente sobre esses temas

Não tenha medo de falar sobre o uso de drogas e de álcool e do dano que isso pode causar para a saúde, os relacionamentos, etc. Se você não falar sobre isso, alguém vai falar. Aborde o tema com seriedade, embasamento e sensibilidade, sem demonizações ou chavões.

Sacrifique-se um pouquinho

Vale a pena fazer o esforço de levar e buscar os seus filhos nas festas a que ele vai com os amigos. Assim você evita generalizações, conhecendo melhor os lugares que eles frequentam e as pessoas com quem interagem, e se aproxima dos seus filhos, escutando suas impressões sobre seus amigos e seus momentos de diversão.

Esteja sempre presente

Seu filho convidou os amigos para se divertir em casa? Esteja presente! Aproxime-se dos amigos dele, esteja à disposição para qualquer coisa e evite que a sua casa seja palco de situações desagradáveis.

Conheça os amigos de seu filho

Saiba sempre com quem o seu filho está – não pergunte apenas o nome do amigo, mas o que faz, como se conheceram, etc. Se houver abertura, aproxime-se das famílias dos amigos e faça dos pais deles seus aliados pelo bem dos filhos de vocês.

Incentive hobbies

Fomente atividades que sejam atraentes para os seus filhos e façam com que eles se sintam valorizados. Geralmente o uso de drogas e álcool aparece como um subterfúgio para saciar um vazio que poderia ser facilmente preenchido por um hobby capaz de engajar o jovem. E pode ser qualquer coisa: esportes, videogames, instrumentos musicais, colecionismo, trabalhos voluntários, etc. – o importante é que realmente apaixone o adolescente.

Ame-os muito

Aja de tal maneira que o seu filho nunca duvide do amor dele por você – mesmo quando for preciso dizer “não” a alguma coisa. Com carinho, sensibilidade e proximidade, ficará claro que você só quer o bem dele, porque o ama.

Fonte: Sempre Família

Veja Mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.