JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

A vida de um dependente químico

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
1 vy7L3dovU2v9IF7Xcv014Q

Hoje em dia, há um número elevado de pessoas com dependência química. A vida de um dependente químico faz parte dos mais de 160 milhões de pessoas que consomem drogas dos diferentes tipos no mundo todo. Com a idade a partir de 15 anos, cada vez mais jovens tem se interessado por substâncias químicas prejudiciais par a saúde.

No começo, a maioria dos dependentes consegue aproveitar os efeitos positivos que a droga causa, pois a maioria delas consegue trazer um efeito de prazer imediato. Maior felicidade, coragem, bem-estar, disposição são fatores que parecem ser agradáveis, mas que com o tempo, começam a se transformar em apenas aspectos negativos.

A dependência química a longo prazo traz diversas alterações sérias no funcionamento do organismo. Pode apresentar alterações no cérebro, problemas nos pulmões, coração, mal funcionamento do fígado.

A busca desenfreada pelo prazer que a substância proporcionar e desencadeava no organismo, a vida de um dependente químico pode se basear em seguir procurando essas sensações em novas drogas. Com agressividade e cometendo loucuras pela reação e pela abstinência, acabam se envolvendo em problemas.

Progressão da dependência química

O corpo e o organismo começam a se acostumar com as doses que o usuário ingere, visto que a maioria das drogas traz um hábito, o que com o tempo, causa uma sensação de insatisfação e diminui o prazer. O que vai forçar a pessoa a aumentar a dose ou procurar outras drogas para voltar a ter a mesma satisfação.

Essa disfunção vai causar um distúrbio no cérebro da pessoa, pois ele vai começar a entender que a droga é a sua única fonte de prazer. Essa satisfação imediata faz com que o usuário deixe de lado outras atividades que antes eram interessados, como a socialização, trabalhos, atividades físicas, estudos.

Depois que todas as outras fontes de prazer já não são mais importantes, perdendo o seu significado, um grande perigo pode ser apresentado. O consumo exagerado e sem controle vai aumentar o risco de contrair doenças ou ainda ter uma overdose, dependendo do tipo de substância.

A dependência química faz a pessoa acreditar que está sentindo muito prazer por conta das sensações no cérebro. Assim que o efeito passa, a ansiedade toma conta e a síndrome de abstinência começa a agir.

Conscientização e tratamento

Por conta de todos os fatores que são prejudiciais por conta do uso da droga, é muito importante ter conscientização do que está acontecendo. O usuário precisa entender os malefícios que a droga traz para a sua vida, percebendo as alterações no organismo, transtornos psicológicos e afastamento das pessoas próximas.

O impacto pode ser sentido em todos ao redor, sejam amigos ou familiares. A alteração na vida do dependente químico é um fator que deve ser levado em consideração para que possa começar a pensar em alternativas para se tratar.

Os espaços de uma clínica de recuperação são adequados para que o dependente químico encontre o tratamento adequado para a sua necessidade, com a ajuda profissional especializada.

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.