JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Álcool e drogas na adolescência: como lidar com esses problemas?

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
1 g5q8wElg01F9zfIE7h3CZQ

O uso de álcool e drogas na adolescência é um tema debatido com bastante frequência. E não é por menos: adolescentes estão em uma fase de descobertas e experimentações, e isso, aliado ao fato de ainda estarem aprendendo a diferenciar o certo do errado, os torna um grupo muito vulnerável ao consumo de substâncias nocivas.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2015 pelo IBGE, adultos que usam álcool e drogas começaram com esse hábito já na adolescência. A pesquisa indica que 54,3% dos jovens de 13 a 15 anos já experimentaram álcool e 9,1% usaram alguma droga ilícita. Já na faixa etária de 16 a 17 anos, as porcentagens sobem para 73% e 16,6%, respectivamente.

Esses números alarmantes mostram que prevenção nunca é demais. Por isso, continue a leitura deste artigo para saber como evitar esse problema na sua família!

Sempre converse e monitore seu filho

Pais que educam e observam de perto o comportamento dos seus filhos contribuem para que eles fiquem longe das bebidas alcoólicas. Isso é o que diz uma tese de mestrado apresentada em 2013 à Universidade Federal de São Paulo, que relaciona os estilos parentais ao uso de álcool por adolescentes.

A pesquisa ainda aponta para a diminuição de comportamentos de risco em adolescentes filhos de pais autoritativos, ou seja, aqueles que demonstram autoridade ao mesmo tempo em que são compreensivos.

Saber estabelecer um diálogo permite que os adolescentes tirem dúvidas e se sintam confortáveis para desabafar sobre seus problemas com a família, em vez de depositar sua confiança em pessoas que os levarão para caminhos ruins.
Explique as consequências de álcool e drogas na adolescência

O uso dessas substâncias causa danos à saúde em qualquer idade. Porém, eles são ainda maiores na adolescência, quando o corpo está passando por uma série de mudanças importantes.

O abuso de álcool é fator de risco para hepatite, deficit de memória, dificuldades de aprendizagem e intoxicações graves que podem ser fatais. Por ser uma substância que causa inibição, o adolescente que bebe está mais predisposto a atitudes destrutivas, como sexo desprotegido e dirigir embriagado.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Ainda, o uso precoce de qualquer droga aumenta as chances de uma pessoa desenvolver dependência química na fase adulta.

Seja um exemplo em casa

Se há álcool e cigarro presentes em casa, os jovens tendem a criar uma imagem menos negativa dessas substâncias, chegando ao ponto de eles mesmos se tornarem usuários no futuro. Manter essas drogas em casa também facilita o acesso dos adolescentes a elas, que podem pegá-las escondidos dos pais.

Participe da vida dos seus filhos

São vários os fatores que levam o adolescente a usar drogas. Alguns entram nesse caminho por influência de amigos, outros procuram novas formas de recreação que proporcionem um prazer imediato ou, ainda, como uma forma de lidar com problemas mais graves, como a depressão.

Por isso é tão importante que os pais acompanhem a vida dos filhos, seja conhecendo melhor seus amigos, seja os incentivando a encontrar passatempos que satisfaçam essa necessidade de sensações prazerosas. Além do mais, isso permite que você reconheça sinais de que seu filho esteja passando por um sofrimento mental, para que trate o problema logo no início.

Entenda a importância de programas escolares sobre o assunto

Como o adolescente passa boa parte do seu dia no colégio, e lá que ele vai adquirir muitos dos hábitos que o acompanharão para o resto de sua vida. Por isso, esses ambientes não podem se restringir ao ensino tradicional, focado em apenas passar conteúdos de disciplinas, e sim aliar o conhecimento acadêmico a atividades extraclasse que contribuam para a formação de seres humanos mais conscientes.

Fonte: Certus

Apoio Especializado

Somos uma organização privada sem fins lucrativos e oferecemos tratamento gratuito para dependentes químicos de álcool e outras drogas. Nossa Comunidade Terapêutica – Brasília, é devidamente registrada e regularizada junto aos órgãos competentes, com capacidade para 60 (Sessenta) residentes do sexo masculino.

Situamos em uma fazenda, longe do meio urbano criando assim uma atmosfera propícia a introspecção do indivíduo que necessita de reforma íntima, desintoxicação, serenidade e paz para se desenvolver e aquietar-se para sua reformulação de vida.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.