JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Como reinserir um dependente químico no mercado de trabalho?

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
o_que_e_vicio_da_cocaina_sintomas_causas_tratamento

É fato que a dependência química causa muita destruição na vida de qualquer pessoa. Mas, ao mesmo tempo, nada está perdido.

Dá para recuperar a reestruturação da vida e as relações, uma das maneiras de fazer isso é com o trabalho. Mas, afinal, como reinserir um dependente químico no mercado profissional?

Neste conteúdo, vamos mostrar quais são os principais fatores que podem ajudar homens e mulheres em estado de recuperação física e emocional.

A importância da reinserção social

Uma das medidas de recuperação de um dependente químico é a mudança de hábitos. É extremamente importante que a pessoa tenha novos costumes saudáveis.

Nesse sentido, vem a inserção social. Cercado de pessoas que possam oferecer uma rede de apoio, fica mais fácil o dependente químico conseguir se desvincular do passado conturbado.

O mercado de trabalho como facilitador na reinserção

Também faz parte da reinserção social do dependente químico, a possibilidade de exercer uma atividade profissional.

O trabalho, além de proporcionar o contato com outras pessoas, também faz com que o dependente químico em tratamento possa se sentir útil e, também, ocupar o seu próprio tempo.

Ou seja, o dia a dia profissional também acaba por fazer parte dos novos hábitos.

A função do empregador

Apesar de o trabalho ser um ponto primordial na recuperação, infelizmente, existem muitas pessoas que possuem o preconceito contra homens e mulheres dependentes químicos.

Isso porque há a crença de que o indivíduo em recuperação representa uma ameaça aos demais colaboradores, clientes e ao ambiente de trabalho como todo. Mas isso não é verdade.

Quando se está em tratamento adequado, o dependente químico passa por avaliações e acompanhamento com outros profissionais, como médicos e psicólogos (e geralmente o uso de medicamentos também).

Isso já ajuda o paciente e faz com que ele possa seguir um dia a dia que não represente perigo para si mesmo nem para os outros.

E para reforçar esse tratamento, vem o trabalho como ação imprescindível. Ou seja, não dá para recuperar totalmente ninguém “somente” com o tratamento médico e psicológico.

Também é muito importante que o dependente químico tenha contato e relação com outras pessoas.

Outros hábitos que podem ajudar na recuperação

Além do trabalho, outra medida muito eficaz, durante e após o tratamento, é estudar e, assim, absorver novas teorias e práticas.

Isso não significa que o dependente químico tenha que entrar necessariamente em um curso de graduação ou, ainda, de especialização.

Na verdade, qualquer novo conhecimento que ele desejar ter será extremamente valioso não só para o enriquecimento da bagagem de mundo, mas também como forma de terapia mesmo — de criar um hábito, ocupar a mente e o tempo.

Nesse sentido, vale aprender a cozinhar, bordar, maquiar, tocar algum instrumento musical, costurar, enfim… Existem inúmeras atividades interessantes de acordo com diferentes gostos.

Mais uma dica bacana é a de praticar atividades físicas. É claro que o dependente em recuperação pode fazer musculação, futebol, yoga, vôlei, basquete, o que preferir.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Os exercícios físicos fazem muito bem não só ao corpo, mas também à mente.

Vale lembrar que, durante a prática física, o cérebro libera substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina.

O apoio da família como fator fundamental na reinserção

Ter o apoio da família é mais um pilar para o tratamento do dependente químico.

É imprescindível que os familiares entendam que todo o processo de reabilitação leva tempo, por isso, deve-se ter paciência e realmente oferecer acolhimento.

Obviamente que nenhuma família é perfeita e que é comum que existam alguns desentendimentos no dia a dia.

Mas o esforço precisa ser sempre o de buscar a compreensão e o clima pacífico. Dizemos isso porque a pessoa em tratamento químico ainda possui um estado físico e mental frágil.

Sendo assim, discussões e conflitos com outras pessoas podem mexer de forma negativa com as emoções e os pensamentos.

Diante disso, muitas vezes, o dependente químico acaba por buscar alívio e uma falsa solução nas drogas e nas bebidas alcoólicas.

Aqui já vale dizer, também, que o ideal é que a pessoa em reabilitação não tenha mais contato com outros indivíduos da época em que usava drogas ou que bebia excessivamente.

Manter relações conflituosas ou, ainda, estar em ambientes que possam remeter o uso de drogas e álcool só atrapalha o tratamento.

O certo a se fazer é realmente construir uma nova vida, nisso, a rede de apoio  — construída pela família, amigos e colegas de trabalho — é fundamental.

Acolhimento para evitar recaídas

Tanto o vício em álcool quanto o em drogas possuem tratamento eficiente. Além do dependente químico ter o apoio da família e de outras pessoas, também é importante seguir as medidas indicadas por profissionais.

Fora isso, fazer terapias e participar de grupos de acolhimentos. Tudo isso é viável em um centro de tratamento para dependência química e saúde mental.

Vale a pena conhecer as medidas profissionais e, assim, poder ajudar uma das pessoas mais importantes da sua vida ou você mesmo!

Conclusão

Neste conteúdo, você viu o quanto o trabalho é algo crucial para a recuperação do dependente químico. A atividade profissional faz com que a outra pessoa se sinta útil, tenha a mente e o tempo ocupados, além de poder estar em contato com outros seres humanos.

Pensando nisso, os empregadores possuem um papel muito importante para ajudar os dependentes químicos e, consequentemente, tornar a sociedade muito melhor.

Afinal, todos ganham quando uma pessoa é recuperada e tem a sua saúde física e mental reestruturadas. Ela poderá fazer o bem de diversas formas a outros indivíduos.

Muito além do trabalho, também é essencial ter em mente que o dependente em tratamento necessita do apoio de profissionais (como médicos e psicólogos), da família, dos amigos e colegas de trabalho.

Outra medida importante é a criação de novos hábitos. A vida realmente precisa ser reconstruída em todos os seus aspectos!

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.