JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Comunidade Terapêutica: O retrato da saúde mental no Brasil de hoje

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865

Nos últimos anos, o tema da saúde mental tem sido recorrente no noticiário e até mesmo na conversa entre as pessoas. Preocupação de pais, parentes e amigos, a recorrência e recente importância dada ao tema se justificam nos números.

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito entre 2020 e 2021. Segundo a mesma pesquisa, os números brasileiros só não eram piores que os da Itália, Hungria, Chile e Turquia, mas seguiam superiores ao restante dos mais de 30 países e territórios estudados.

Esses números são apenas a ponta do iceberg de um país que vive uma verdadeira epidemia de problemas relacionados à saúde mental, panorama que foi ainda mais acentuado após a pandemia de Covid-19.

Uma pesquisa realizada pela Fiocruz apontou que sentimentos frequentes de tristeza e depressão estão afetando ao menos 40% da população adulta brasileira, e que a sensação frequente de ansiedade e nervosismo havia sido relatada em mais de 50% das pessoas entrevistadas.

Um levantamento realizado pela USP em 2021 mostrou que o Brasil liderava em casos de ansiedade (63%) e depressão (59%), sendo seguido, respectivamente, pela Irlanda e pelos Estados Unidos, mostrando que os dois transtornos mentais prejudicam a vida da maioria dos brasileiros.

Outro levantamento alarmante foi apresentado pela Organização Mundial da Saúde em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde, revelando que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população tendo ansiedade, o que significaria aproximadamente 19, 4 milhões de pessoas.

Essas pesquisas alarmantes nos revelam o quanto a saúde mental dos brasileiros anda debilitada, nos mostrando que é urgente que as medidas devidas sejam tomadas. Para isso, são necessárias campanhas de conscientização e promoção da saúde mental, como também incentivo para que as pessoas procurem a orientação médica necessária.

Saúde mental é coisa séria, e obter melhores números e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas é uma responsabilidade coletiva de nossa sociedade.

Comunidade Terapêutica Despertai

Somos uma organização privada sem fins lucrativos e oferecemos tratamento gratuito para dependentes químicos de álcool e outras drogas. O instituto Despertai  – Comunidade Terapêutica, é devidamente registrada e regularizada junto aos órgãos competentes, com capacidade para 60 (Sessenta) acolhidos do sexo masculino.

Situamos em uma fazenda, longe do meio urbano criando assim uma atmosfera propícia a introspecção do indivíduo que necessita de reforma íntima, desintoxicação, serenidade e paz para se desenvolver e aquietar-se para sua reformulação de vida. Como chegar? clique aqui

Problemas com Drogas? podemos ajudar! Entre em contato hoje mesmo e tire todas suas duvidas com um de nossos profissionais especializados em dependência química e alcoólica. É possível viver sem drogas, perder o desejo de usar e encontrar uma nova maneira de viver!

#institutodespertai #comunidadeterapeutica

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.