JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Comunidade Terapêutica: Troca de compulsões na dependência química

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865

Como entender as compulsões na dependência química: como ocorre a troca é um conhecimento importante de obter.

Isso porque a cada dia o número de dependentes químicos aumenta no Brasil e no mundo, isso ocorre por vários fatores, como por exemplo, a facilidade em encontrar as drogas, pois, o álcool é uma droga com graves repercussões e mesmo assim é vendido livremente em todo país.

Dessa forma, não é difícil ter de lidar com pessoas que enfrentam o desafio de vencerem seus vícios na busca de retomarem o controle de suas vidas.

Com certeza não é algo fácil, pois, entendemos que a medida que o vício progride, maiores são os danos causados no organismo, de maneira que o homem passa a viver unicamente para satisfazer seu vício, deixando de lado seus relacionamentos e história.

Porém, é possível vencer esse desafio, e nós do Portal Vida Limpa, estamos aqui para lhe ajudar a superar esse momento difícil, pois, assim como muitos venceram a dependência química, você ou a pessoa que você ama também pode vencer.

Contudo, temos de entender exatamente como o processo de compulsão funciona e como ocorre essa troca, então, confira todos os detalhes abaixo.

Compulsões na dependência química: como ocorre a troca

O primeiro passo é entender que o dependente químico encontra no vício uma maneira de aliviar sua dor, ou um meio de encontrar prazer imediato.

Por sua vez, o comportamento compulsivo está ligado com o consumo de drogas por proporcionar a mudança de humor que os dependentes encontram nas drogas.

O dependente químico possui grande dificuldade em lidar com o estresse, dessa maneira, ao se sentir estressada a pessoa busca um meio de aliviar sua ansiedade, adotando por isso, comportamentos compulsivos, pois, esses lhes proporciona alívio imediato.

Dessa forma, mesmo quando não está usando drogas, a pessoa pode adotar comportamentos compulsivos ou aumentá-los, como uma maneira de compensar a ausência da substância no organismo.

Vale ressaltar que estes comportamentos podem ser internos (pensar, imaginar, agir) ou externos (trabalhar, comer, comprar, exercícios físicos, sexo), dessa forma, os dependentes direcionam toda a compulsão pelas drogas para esses comportamentos.

Dessa maneira ocorre a substituição, seja por comportamentos compulsivos, ou mesmo por outra droga.

Algumas pessoas também desenvolvem uma forte compulsão por doces, refrigerante, café, ou mesmo pelo uso exagerado do cigarro, mesmo nunca tendo fumado antes.

Quando todos os meios não geram a satisfação desejada, então, eles buscam sua droga preferida.

Importância do tratamento da dependência química

Quando o dependente químico apenas para de utilizar a substância, não se submetendo a nenhum tratamento, ele vive então, um processo de recaída, pois, existe uma grande diferença entre substituição e a libertação do vício.

Dessa forma, quando o dependente químico não passa por um tratamento adequado, mas opta por se tratar sozinho, então, ele não vive uma sobriedade de qualidade.

À vista disso, ao passar por uma situação que o dependente pensa que não consegue resolver, ele se sente paralisado, negando o problema, ao invés de procurar ajuda.

A negação apenas máscara o problema, pois, impede que o dependente perceba que algo está errado, além de aumentar seu estresse piorando, por consequência, a síndrome de abstinência demorada, gerando o aumento da agressividade e irritabilidade, entre outros, por exemplo.

Então, para aliviar esses sintomas, o dependente recorre a outras drogas ou adquire comportamentos compulsivos.

Por isso, estes comportamentos compulsivos são comuns, sendo necessário que os dependentes químicos se submetam ao tratamento para que se vejam de fato livres do vício, ao invés de mascarar o vício através da substituição.

Gravidade dos comportamentos compulsivos

Os comportamentos compulsivos são graves por que encobrem outros problemas, como depressão e ansiedade, por exemplo.

Eles também são uma maneira de mascarar a dificuldade da pessoa em lidar com suas questões internas, as quais podem até anteceder o uso de substâncias, sendo elas seus medos, angústias ou conflitos.

A característica básica da compulsão é a perda do autocontrole, sendo um forte desejo que só passa ao ser realizado, mesmo gerando sentimentos conflitantes posteriormente, como culpa ou remorso.

Contudo, apesar de parecer algo óbvio, algumas pessoas não percebem essa compulsão, pois, a percebem apenas como a realização de um desejo.

Embora no momento a pessoa possa sentir prazer, logo após, percebe seus erros, como por exemplo, comprar compulsivamente mesmo sem poder, ao ponto de ter de quebrar o cartão de crédito por não ter controle, sendo um comportamento também comum nas fases de mania nos quadros de bipolaridade.

A compulsão por sexo, não importando com quem ou onde, da mesma forma da compulsão em jogos de azar, no qual muitos perdem tudo por não conseguirem parar.

Vale lembrar que todas as pessoas com TOC –Transtorno Obsessivo compulsivo possuem compulsão, porém, nem todos os casos de compulsão resultam em TOC.

A dependência química também resulta em uma compulsão, pois, também é marcada pela perda do autocontrole, onde a pessoa sempre precisa de uma dose a mais para obter a mesma sensação inicial, agravando sua dependência.

O tratamento da compulsão é feito com acompanhamento adequado por uma equipe multiprofissional, sendo o psiquiatra o responsável por passar a medicação correta dentro do tempo adequado ao tratamento.

Não será algo fácil, contudo, é totalmente possível a reabilitação de um dependente químico, de maneira que esse fique livre do vício e das compulsões, tendo uma nova oportunidade de recomeçar sua vida.

Contudo, para que seja possível, é necessário a internação de uma clínica de reabilitação, pois, mantém o dependente químico longe de companhias que influenciem em possíveis recaídas e ainda o proporciona um ambiente tranquilo para a realização do tratamento, pois, este conta com momentos mais difíceis, como a crise de abstinência, por exemplo.

Lembrando que a compulsão ocorre devido ao alto estresse, sendo gerado principalmente pelo ambiente no qual a pessoa está inserida, porém, só é gerada se a pessoa tiver tendência para que tal comportamento se desenvolva.

Comunidade Terapêutica Despertai

Somos uma organização privada sem fins lucrativos e oferecemos tratamento gratuito para dependentes químicos de álcool e outras drogas. O instituto Despertai  – Comunidade Terapêutica, é devidamente registrada e regularizada junto aos órgãos competentes, com capacidade para 60 (Sessenta) acolhidos do sexo masculino.

Situamos em uma fazenda, longe do meio urbano criando assim uma atmosfera propícia a introspecção do indivíduo que necessita de reforma íntima, desintoxicação, serenidade e paz para se desenvolver e aquietar-se para sua reformulação de vida. Como chegar? clique aqui

Problemas com Drogas? podemos ajudar! Entre em contato hoje mesmo e tire todas suas duvidas com um de nossos profissionais especializados em dependência química e alcoólica. É possível viver sem drogas, perder o desejo de usar e encontrar uma nova maneira de viver!

#institutodespertai #comunidadeterapeutica

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.