JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Dependência química é uma doença?

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
7fd5c65f1984494d68471b0712475190

Algumas substâncias são responsáveis por alterar o comportamento de um indivíduo e a forma como ele vê o mundo e as pessoas. O uso de drogas não é nada novo na sociedade — no início das civilizações, numa época em que comunidades terapêuticas ou clinicas reabilitação não existiam, há citações de seu consumo por razões religiosas e medicinais.

A dependência química, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença, consiste no uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, que agem principalmente no sistema nervoso central. Por consequência, alterando o comportamento do indivíduo e gerando impulsos recorrentes para voltar a fazer uso da droga.

Selecionamos abaixo alguns fatores para te ajudar a entender sobre a dependência de substâncias. Veja abaixo.

O que causa dependência química?

Não existem causas concretas que levam uma pessoa a se tornar um dependente químico. Geralmente, o abuso de substâncias ocorre por uma junção de aspectos biológicos, sociais e psicológicos.

Busca por aceitação social, traumas na infância, transtornos como depressão, ansiedade e influências sociais podem ser fatores que influenciam ou facilitam o uso de drogas.

Quais são os tipos de dependência química?

Os tipos de dependência química são caracterizados pela substância administrada pelos dependentes.

Elas podem ser substâncias ilícitas estimulantes, como crack, cocaína e anfetamina; substâncias lícitas, como álcool e nicotina; opioide, dada pelo uso de heroína e alucinógenas, como LSD, MD e ecstasy. O abuso de medicamentos e repositores hormonais também são definidos como categorias de dependência.

Quais são os principais sintomas de um dependente químico?

Nem sempre é fácil identificar os sintomas de uma dependência. Isso porque os sintomas apresentados variam conforme uma série de fatores: a substância utilizada, a dosagem, como foi administrada, a resposta do organismo e outros.

Todavia, é possível notar alguns sintomas mais comuns, independente da droga administrada.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Mudanças comportamentais (variando de severa irritabilidade até momentos de depressão) e manifestações fisiológicas (como fadiga, náusea, vômito, dependendo da droga manuseada) são alguns dos primeiros sintomas a serem observados.

Por ser um transtorno psiquiátrico, a dependência química também altera a percepção e capacidade de raciocínio dos indivíduos, desencadeando sintomas como isolamento social, problemas financeiros e total descaso com a rotina pessoal e outras responsabilidades.

Dependência química tem cura?

A dependência química por substâncias proativas é definida como crônica, progressiva e incurável. No entanto, o tratamento é possível em comunidades terapêuticas/clinicas de reabilitação por exemplo.

Por ser uma doença crônica, o paciente deve ter acompanhamento durante todo o tratamento, especialmente no primeiro ano, e ele pode variar conforme seu quadro clínico.

Hoje existem diversas formas de tratamento, realizado em clínicas por equipes multidisciplinares, especializadas em receber e tratar os pacientes conforme suas necessidades.

Fonte: JBr

Apoio Especializado

Somos uma organização privada sem fins lucrativos e oferecemos tratamento gratuito para dependentes químicos de álcool e outras drogas. Nossa Comunidade Terapêutica – Brasília, é devidamente registrada e regularizada junto aos órgãos competentes, com capacidade para 60 (Sessenta) residentes do sexo masculino.

Situamos em uma fazenda, longe do meio urbano criando assim uma atmosfera propícia a introspecção do indivíduo que necessita de reforma íntima, desintoxicação, serenidade e paz para se desenvolver e aquietar-se para sua reformulação de vida.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.