JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Depressão e uso de drogas: uma via de mão dupla

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
pai-conversando-com-filho-discussao-entre-pai-e-filho-educacao-pais-e-filhos-familia-1282951270957_956x5001

Pessoas que sofrem de transtornos de humor, como a depressão, são mais propensas a serem dependentes de álcool e outras drogas ao longo da vida segundo estudos. E é fácil entender o motivo, pois é comum que aqueles que tenham a doença procurem nas drogas alívio para seu sofrimento emocional e para sintomas como tristeza, desesperança e falta de energia. Mas, essa é uma atitude que pode ter efeito oposto ao desejado, pois o uso de drogas frequentemente torna a depressão muito pior.

Ainda que as drogas possam trazer uma gratificação imediata, no momento seguinte, logo que o efeito passa, elas provocam ou agravam os sintomas depressivos. A própria depressão causada pela falta da substância no organismo pode fazer com que a pessoa procure novamente o álcool e outras drogas para se livrar dos sentimentos negativos.

O uso repetido de uma substância por um longo tempo pode causar abuso e dependência. Nesse estágio, a pessoa não consegue interromper o consumo, ainda que possa reconhecer os danos que ela traz.

Depressão e uso de drogas específicas

Depressão e uso de álcool – em grandes quantidades, o álcool age como depressor do humor, podendo aumentar o risco de suicídio. Um conjunto de sintomas semelhantes aos de depressão, como letargia e tristeza, pode surgir durante a abstinência do álcool.

Depressão e uso de drogas estimulantes – por conta do efeito de euforia que proporciona, as drogas estimulantes, como a cocaína, não raro são utilizadas por pessoas com depressão. Mas, na verdade, é comum que esse tipo de droga induza à depressão. Os sintomas costumam surgir no dia seguinte ao uso e nos períodos de abstinência. Além disso, o risco de dependência é alto.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Depressão e uso de maconha – a depressão é mais comum entre pessoas que usam maconha, particularmente entre aqueles que começaram cedo.

Tratamento para depressão e uso de drogas

Além de agravar a depressão, o uso de álcool e outras drogas em excesso também pode dificultar a resposta do paciente ao tratamento. Também é importante saber que o uso dessas substâncias traz outros prejuízos à saúde e pode expor o usuário a situações de risco. Segundo estudos, quem tem os dois problemas pode apresentar os seguintes comportamentos:

  • Não seguir corretamente as orientações dos médicos;
  • Faltar às consultas médicas e abandona a psicoterapia;
  • Ser mais propenso a atitudes agressivas e autodestrutivas;
  • Ser mais propenso a passar por internações hospitalares.

Porém, o tratamento para transtornos de humor e para a dependência de drogas é possível – e eles devem ocorrer ao mesmo tempo. O primeiro passo é agendar uma consulta com um psiquiatra e esclarecer todas as dúvidas. O tratamento pode envolver medicamentos, psicoterapia e ações de reintegração social.

Para o sucesso do tratamento, também é importante o apoio das pessoas próximas. Elas devem abandonar preconceitos e compreender que ter problemas com álcool e outras drogas é uma doença. E, também, que discriminar a pessoa com esse problema pode agravar ainda mais a depressão dela.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.