JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Droga em RAVES: como evitar que o jovem seja mal influenciado?

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
festivais-drogas

Sair para se divertir com os amigos é bom para os jovens e faz parte da vida dessa geração. No entanto, é preciso estar sempre atento às más influências e conversar com os filhos de forma a conscientizá-los sobre os perigos e riscos que o mundo externo oferece. Neste post, vamos abordar um tema específico que tem muito a ver com isso: o uso de drogas em festival de música.

Afinal, mesmo que esses ambientes sejam uma forma de diversão para o jovem, é sempre bom lembrar que o uso de entorpecentes é quase sempre uma realidade entre os grupos e que todos estão suscetíveis a experimentar uma vez.

Então, como evitar esse contato de seu filho com esse lado sombrio dos festivais de música, mas sem impedi-lo ou proibi-lo de se divertir com os amigos? Leia o texto até o final e tome nota das dicas!

Diversão e drogas: por que é uma combinação perigosa?

Infelizmente, as drogas estão presentes nos principais festivais de música do mundo inteiro e sabemos que é cada vez mais difícil haver um controle eficiente. Como se não bastasse isso, há ainda indícios de que existem “profissionais” especializados em testarem novas drogas, que certamente entrarão no mercado dos festivais nos próximos anos.

Esse cenário assustador está fora de qualquer controle e, infelizmente, alguns jovens utilizam dessas alternativas para conseguirem dinheiro ou simplesmente para proporcionar uma falsa sensação de alegria e diversão.

Porém, os riscos dessa “aventura” podem ser incalculáveis, gerar problemas sérios de saúde, causar dependência e, até mesmo, levar a óbito.

Quais são as drogas mais utilizadas em festivais de música?

Um centro de pesquisa americano de 2019 realizou um levantamento das drogas mais consumidas nesses eventos. Os números e a variedade de substância são realmente assustadores.

Em eventos de grande porte, quando centenas ou milhares de pessoas frequentam o mesmo local ao mesmo tempo, esse consumo passa a ser exacerbado e praticamente impossível de ser controlado de forma eficiente.

Com isso, os festivais de músicas viram verdadeiros polos de intoxicação para muitos jovens e o consumo é incentivado como forma de integração nos grupos de amigos.

A seguir, destacamos algumas dessas principais drogas consumidas em festas e os seus respectivos efeitos:

  • álcool: por ser legalizada, é a droga mais consumida em festivais de música — porém, o perigo está no consumo excessivo e descontrolado dos jovens, o que pode acarretar na perda de consciência, desorientação, agressividade e, claro, servir de porta de entrada para outras drogas;
  • maconha: os cigarros de cannabis também são comuns nos festivais de música e, geralmente, repartidos em grupos, o que aumenta a possibilidade de alguém oferecer um trago ao seu filho — entre os principais efeitos da maconha, vale destacar a redução da percepção, sonolência e paranoia;
  • cocaína: considerada pesada e com altos riscos à saúde, a cocaína é altamente viciante, podendo causar dependência química a partir do primeiro consumo — seus efeitos são fortes, como paranoia, euforia, pupilas dilatas, aumento dos batimentos cardíacos e depressão pós-uso (há sérios riscos de overdose também);
  • ecstasy: popularmente chamado de “bala“, é muito fácil encontrar esta droga em festivais de música — aliás, é uma das mais procuradas nos eventos, justamente pelos seus efeitos de aumentar a sensitividade a luzes e sons, o que proporciona uma falsa sensação de alegria e euforia;
  • LSD: uma das principais drogas sintéticas usadas em festivais, o LSD é oferecido em um papel minúsculo que os jovens colocam sobre a língua e, em pouco tempo, começam a sentir os efeitos da substância — entre eles, o aumento da percepção e visões psicodélicas são alguns exemplos;
  • Poppers: pouco conhecidos pelos mais velhos, os poppers são chamados de “droga do amor” e estão presentes em quase todos os festivais de música — são comercializados livremente como “incensos líquidos”, mas alguns jovens descobriram os efeitos psicoativos da substância e passaram a inalá-la em festas e eventos.
E como evitar que seu filho consuma drogas em festival de música?

Proibir e impedir o jovem de frequentar um evento é tirar a sua liberdade e interferir a sua juventude. Além disso, não é oprimindo que se protege. As drogas estarão presentes nos mais inimagináveis ciclos de sua vida, desde a porta da escola até a esquina de casa.

Então, como evitar esse contato? O segredo está na conscientização e na informação!

O mais importante é fazer com que o jovem entenda dos riscos que as drogas podem trazer ao longo do tempo à sua vida e que elas não são necessárias para garantir a diversão, ou, muito menos, para se impor dentro de um grupo de amigos.

Para isso, separamos alguns conselhos importantes que podem ajudar a manter o seu filho longe das drogas em festivais e em qualquer outra situação. Veja:

  • converse sempre com o seu filho — aproveite momentos em família, como almoços e jantares, para trocar informações frequentes;
  • dê a liberdade para o seu filho expor os seus gostos e desejos — inibir isso pode fazer com que o jovem busque formas de curtir as coisas escondido;
  • conheça seu ciclo de amizade, convide os seus amigos para a sua casa e converse sempre com outros pais;
  • pesquise bem sobre as baladas e festivais de música de interesse do filho;
  • mesmo que seja inevitável o consumo de drogas nesses locais, oriente seu filho a se distanciar dessa ideia e crie, assim, um vínculo de confiança com ele;
  • jamais reprima ou aja de forma agressiva contra o jovem — a melhor maneira de convencimento é o diálogo e a conversa.

Enfim, o uso de drogas em festival de música, infelizmente, é uma realidade no mundo inteiro e, ao mesmo tempo, esse tipo de evento é um desejo da maioria dos jovens. Sendo assim, a melhor maneira de equilibrar as coisas é por meio de uma forte conscientização e da criação de um vínculo verdadeiro de confiança. Por isso, o papel dos pais é fundamental nesse momento e, sem dúvidas, faz toda a diferença na vida do jovem.

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.