JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

“Espiritualidade e Dependência Química”, traz relatos sobre fé e a busca pela recuperação

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
Acolhamos-a-presença-de-Jesus-e-a-verdade-que-Ele-traz

Colocar em prática, todos os dias, o amor ao próximo como uma forma de ajudar aqueles que se encontram em situação difícil diante do Transtorno de Uso de Substâncias, comumente chamado de vício, é um desafio relatado no livro Espiritualidade e Dependência Química, publicado pela Scortecci Editora.

A obra trata do comprometimento de pessoas determinadas a ajudar dependentes químicos a superarem a doença a partir do tratamento, do acolhimento, da religiosidade, fraternidade, ações e esperança.

Os autores, advogado, Paulo Leme Filho, o irmão D. Pedro Maria Soriano (OSB) e o juiz de Direito, Fernando Oliveira Samuel, embora sejam de vertentes religiosas diferentes, unidos pela fé e no amor ao próximo escreveram o livro Espiritualidade e Dependência Química, no qual relatam que é possível enfrentar a si mesmo para vencer desafios como a dependência química com apoio e acolhimento.

Cenário

A obra é necessária, pois traz à luz a questão da dependência química, um problema de saúde pública e social com efeitos diretos que afetam as famílias de quem faz uso de entorpecentes e álcool. O número de pessoas com Transtorno de Uso de Substâncias que buscaram socorro nas unidades hospitalares credenciadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aumentou 54% no Brasil em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde.

Diante da demanda crescente por socorro e atendimento, instituições não-governamentais atuam para atender adictos. Um exemplo desse trabalho é o Instituto Vida em Formosa, interior de Goiás. A sede está sendo construída para acolher pessoas com Transtorno do Uso de Substâncias.

Vencendo dia a dia

Leme Filho faz dos desafios diários de ficar sóbrio só por mais um dia, o que já acontece há 25 anos, inspiração para quem enfrenta o mesmo problema em sua vida. Além de ser coautor de Espiritualidade e Dependência Química, toda a renda será revertida em prol do Instituto Vida, de Formosa (GO), é autor dos livros: 1% (2019); A doença do alcoolismo (2015) e Que mal tem? (2019, infanto-juvenil).

Espiritualidade e Dependência Química

A fé é o fio condutor da obra que traz relatos sobre experiências diversas com exemplos da Bíblia, Evangelho e da vida de quem decide curar as feridas com a ajuda do amor cristão que vem do próximo.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

D. Pedro conta sobre o valor do acolhimento das pessoas necessitados e do poder da oração força individual e comunitária. “No ato de orar, quando a sinceridade se faz presente e a busca do retorno ao Sagrado é realmente verdadeira, todo o elemento humano se encontra presente no seu mais alto grau”, escreve no livro.

Por meio das histórias de Caim e Abel e do Filho pródigo, o juiz espirita Fernando Samuel traz à luz o amor incondicional e lembra da importância da caridade. “Praticar a caridade, exercitar o respeito e doar-se ao próximo – é isso que Deus espera de nós, não importa nosso credo. Que não mais nos percamos entre nós – e que nossas limitações não mais se sobreponham ao que temos de mais importante: levar a ajuda aonde ela é necessária”, afirma em um capítulo sobre o tema.

O contexto da luta de toda a humanidade contra a Covid-19 é colocado como o cenário de uma luta que precisa ser vencida com o empenho de todos os “soldados” da saúde, nas palavras do advogado Paulo Leme, assim como a grande batalha pela saúde e pela abstinência, uma luta diária. “A honra de um soldado, por mais raso que seja (como é o meu caso), é ter a oportunidade de servir, não importa a dificuldade, o lugar ou a missão.

Falar sobre dependência química e espiritualidade, por sua vez, também não é encargo dos mais fáceis. Aliás, falar sobre espiritualidade, qualquer que seja o ponto de abordagem, é tarefa delicada e de inimaginável responsabilidade”, escreve na obra onde também trata sobre ser adicto e sobre a importância de grupos como Alcoólicos Anônimos (AA) e Amor Exigente.

Os autores compartilham no livro a certeza de que vale a pena investir no ser humano, pelo entendimento de que todas as pessoas têm o direito à oportunidade de evoluir nessa existência. A obra também é um estímulo para que cada pessoa reflita sobre a luta diária e importância da compaixão e do acolhimento a todos que necessitam desse amor fraternal.

A inspiração para o livro escrito por Soriano, Samuel e Leme Filho é fruto da luta dos autores e de muitos amigos que voluntariamente atuam para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade causada pelo Transtorno do Uso de Substâncias. A renda arrecadada com a venda dos livros será revertida diretamente para o Instituto Vida.

Fonte: Tribuna Hoje

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.