JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Estudo relaciona fatores psicossociais e uso de drogas por jovens

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
alcoolismo

Uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisa os fatores psicossociais associados ao consumo de substâncias psicoativas nos jovens em contexto de vulnerabilidade social da cidade de San Miguel de Tucumán, na Argentina. Além disso, a pesquisa busca compreender a trajetória destas pessoas, conhecendo e descrevendo o cenário em que estão inseridas. O estudo é resultado de uma parceria da UFJF com a Universidade Nacional de Tucumán e foi realizado por María Elena Iturriaga Goroso, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

María explica que mora e estuda em San Miguel de Tucumán. Dessa forma, a dissertação foi direcionada a esta cidade com o intuito de gerar mais pesquisas no âmbito local e contribuir para o estudo da realidade de seu país. Segundo a pesquisadora, cada região da Argentina tem sua especificidade, e uma das principais problemáticas da região norte está associada ao consumo de drogas pelos jovens em contextos de vulnerabilidade, com muitos impactos psicossociais. “Observar o dia a dia dos meninos trabalhando na rua e fazendo uso de drogas me levou a refletir sobre meu papel como profissional da saúde”, pontua María.

A dissertação revela que as trajetórias pessoais desses jovens em relação ao consumo de drogas estão relacionadas com a família, a escola, o trabalho, a cadeia ou instituições para menores. Outra constatação é que a maioria dos jovens se encontra fora do sistema formal de ensino e os que trabalham estão na informalidade. Neste cenário, segundo a pesquisadora, o consumo de drogas se relaciona com uma tentativa de fuga da dura realidade que enfrentam. O estudo revela também que o consumo de drogas tem ocorrido cada vez mais cedo, em boa parte dos casos, aos 13 anos. O uso de álcool ocorre somente ou combinado com outras drogas como maconha, cocaína, psicofármacos e tabaco.

O professor orientador, Telmo Mota Ronzani, chama atenção para a complexidade necessária para entender como as juventudes são construídas de acordo com a realidade social de países, como Argentina ou Brasil, marcados pela desigualdade social, pobreza e violência de diversas formas. Segundo Telmo, a dissertação é importante uma vez que pode subsidiar uma compreensão e consequente ação de base comunitária e de políticas públicas mais amplas e completas do trabalho sobre o consumo de drogas entre jovens em situação de vulnerabilidade social.

Contatos:

María Elena Iturriaga Goroso – (Mestranda)
[email protected]

Telmo Mota Ronzani – (Orientador)
[email protected]

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Telmo Mota Ronzani – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Paulo Pontes Fraga – (UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Dalla Vecchia – (UFSJ)

Outras informações: (32) 2102-3158 – Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.