Confusão. Horror. Dor. Esses são alguns dos sentimentos que acompanham aqueles que precisam conviver com alguém que é dependente químico. Acreditando na boa vontade do membro da família de se livrar do vício, a família perdoa, mas não busca ajuda e só o perdão não será suficiente para ajudar o viciado a se livrar dessa situação.
Por mais chances que a família dê, ela sabe que infelizmente, precisará conviver sendo enganada, roubada, abandonada e as vezes até abusada, pois mais um voto de confiança dado não foi o suficiente.
Quanto mais o tempo passa, mais o dependente fica viciado e a família vai ficando impotente, exausta e, principalmente, sem esperança de que as coisas possam mudar. No entanto, é fundamental que todos tenham em mente que há solução, desde que a busca seja no local certo que é uma clínica de reabilitação.
Dependente químico precisa admitir seu vício
Uma família que já perdoou precisa ajudar o seu membro a admitir primeiramente que esse vício é um problema não só pra ele como também para todos os que o rodeiam e que o caminho da recuperação passa pela internação em uma clínica de recuperação.
Antes de internar o seu familiar ou amigo, é importante que todos conheçam todas as regras que vão fazer parte e é fundamental concordar com todas elas, pois caso contrário, essa não é a melhor opção de tratamento, pois ela não está de acordo com o que a família deseja.
De forma geral, há clínicas de reabilitação com diversos fundamentos filosóficos, há aquelas que apostam na religião, programas de 12 passos, holística de saúde e muitas outras. Há também outros tipos considerados experimentais no exterior.
Para evitar problemas, a família deve verificar se o tratamento está de acordo com o que sua família crê.
Tratamento com valor elevado nem sempre apresenta bons resultados
Não basta, porém, oferecer a melhor clínica de recuperação se isso significar que a família passará por necessidades. É claro que será preciso pagar pelo tratamento, afinal todas essas equipes estão trabalhando e precisam sustentar as suas casas.
No entanto, se a clínica estiver prometendo demais e cobrando um valor muito caro, o melhor é buscar ajuda em outro local.
Para saber mais sobre o tratamento oferecido, entre em contato agora mesmo com o Alessandro. Ele está pronto para te ajudar e dar toda a orientação necessária para o dependente e família.
Família de um dependente químico também merece atenção, cuidado e carinho
Além de estar atenta ao preço do serviço, a família pode fazer uso da clínica de reabilitação para entender como funciona a cabeça daquele seu ente querido e após selecionar a instituição, a dica é perguntar sobre os recursos que a instituição oferece para toda a família.
Os psicólogos afirmam que a dependência química é uma doença de toda a família, por isso todos precisam de tratamento. De nada adiantará internar seu familiar e esquecê-lo lá! Nas sessões familiares, os profissionais vão ajudar toda família para que ele coopere sempre para o bem do seu ente querido.
E depois de oferecer ajuda ao viciado é hora de cuidar da família, porque todos os membros sofrem com esse problema grave e os danos podem ser significativos, por isso é fundamental buscar esperança e suporte para o enfrentamento das lutas.
Entendeu agora, porque só o perdão não é o suficiente para retirar seu familiar das drogas? Aproveite e entre em contato com nossa Central de Atendimento! podemos te ajudar!