JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.

Grupo de apoio: por que frequentar?

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
amor-1024x540-1024x540

A ferramenta de grupo de apoio tem sido muito útil a diferentes trabalhos de acolhimento e cuidado. É um suporte “que tem por objetivo auxiliar pessoas durante períodos de ajustamento a mudanças, no tratamento de crises ou na manutenção, adaptação a novas situações.”

Tem sido utilizada por profissionais de diversas áreas como uma boa resposta à solidão, isolamento social, troca de experiência, compartilhamento e aprendizagem, já que no grupo cada indivíduo é espelho para o outro. Muitas vezes vivemos situações em nossas vidas que não dividimos nem mesmo com a família e pensamos que estamos sozinhos, vivenciando realidades que nos causam grandes sofrimentos! Temos vergonha, medo, preconceito e queremos esconder das pessoas e nos fechamos como “ostras”. Assim, o nosso problema vai aumentando como uma bola de neve até que fica insustentável e se torna necessário buscar ajuda.

Vejamos o caso de um jovem de 23 anos que bateu em 12 carros, atropelou um motoqueiro, que foi hospitalizado e, segundo a polícia, havia cocaína dentro do veículo. Essa situação tem se repetido muitas vezes em nossa cidade e, infelizmente, as famílias ainda não despertaram, não romperam as barreiras do preconceito. Aquele segredo que elas guardavam a sete chaves agora está exposto para todos, bastando assim acessar a internet.

E agora, o que fazer? Para onde ir?

Se eu pudesse lhes falar, diria: Dirijam-se a um grupo de apoio de Amor-Exigente. No grupo não estamos mais sozinhos, aquilo que eu escondia agora eu posso falar abertamente: dos meus medos, das minhas dores, das minhas angústias, das minhas dúvidas, das minhas inseguranças, da minha codependência! Num grupo de apoio eu posso e eu tenho a liberdade de fazer perguntas e aprender sobre esta doença chamada dependência química, que tanto nos amedronta e rouba a nossa paz.

Num grupo de apoio podemos unir forças para vencer dificuldades que achávamos impossíveis! Nada mais encorajador que ouvir experiências semelhantes às nossas e aprender lições já alcançadas. Identificamo-nos melhor e temos mais apoio para reagir aos desafios da vida.

Num grupo de apoio trazemos os ensinamentos e vivências dos princípios, de forma íntima e pessoal, apontando assim um caminho a seguir.

Num grupo de apoio, à medida que nos engajamos, percebemos que esses vínculos criados ultrapassam tempo e lugar e nos tornamos uma família na qual podemos contar uns com os outros na hora de grandes aflições, como diria os nossos jovens “na hora que o bicho pega”.

As famílias estão passando por grandes dificuldades e não descobriram ainda a maravilha que é um grupo de apoio para mudança de padrões comportamentais e atitudes equivocadas, transformando a convivência e a forma de se relacionar com aqueles que moram em nossa casa, “pois nada muda se eu não mudar.”

Fonte: Amor Exigente

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.