JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Os principais grupos de apoio para dependentes químicos

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
support-group-therapy-BHA2EP5-min-1024x683

Conheça os principais grupos de apoio para a dependência química (álcool e drogas).

O maior medo das famílias, principalmente mães e pais de jovens, são que os filhos se envolvam com drogas. Muitas vezes, os pais e familiares não têm acesso a informações importantes de como reconhecer um filho dependente e como pedir ajuda.

O papel dos grupos de apoio é realmente esse. Fazer com que a família se sinta acolhida nesse momento tão complicado e que ajude a identificar a dependência química, quais são as melhores formas de lidar com o assunto e como procurar tratamento.

Existem grupos que trabalham com a família toda e alguns de forma individual com o dependente.

O ideal é assim que identificado o uso de drogas dentro da família, todos passem por ajuda psicologia, principalmente o dependente químico e sua família.

Preparamos essa matéria, com os 5 principais grupos de apoio que ajudam a família e o dependente químico. Conheça a seguir.

A participação da família no tratamento e recuperação do vício

A participação da família no processo de recuperação de um dependente químico, é extremamente crucial para um tratamento mais tranquilo e saudável. Além disso, a participação da mãe e pai, reforçam os vínculos familiares, criando uma base de apoio e amor para a cura do vício.

O comportamento da família em relação à pessoa precisa ser de empatia e compreensão. Comentários negativos ou situações de conflito podem ser prejudicial nesse momento. Por esse motivo, é muito importante o acompanhamento psicológico de toda a família.

A importância do grupo de apoio
Amor Exigente

O grupo Amor Exigente, faz parte de um programa que atua na orientação de jovens, adultos e pais, sobre a dependência de álcool e drogas. Esse grupo é composto por voluntários de auto e mútua ajuda, que auxiliam as famílias que estão em conflito, em um programa de 12 passos, propostos para a recuperação da auto-estima, a construção da cooperação familiar e comunitárias, desencorajando a agressividade e a violência.

Esse grupo apoia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando à melhoria da qualidade de vida. E por desenvolverem um trabalho de utilidade pública, apoiando e orientando não só as famílias que tenham dependentes químicos entre seus membros, mas, também, outros casos semelhantes.

Al- Anon

O Al-Anon é um dos grupos mais conhecidos e respeitados no país. Os grupos têm apenas um propósito: prestar ajuda a familiares e amigos de alcoólicos. Os grupos de Al-Anon, acreditam que o alcoolismo é uma doença que atinge a família e que uma mudança nas próprias atitudes pode ajudar na recuperação.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

O Al-Anon não tem vínculos com nenhuma religião, organizações ou movimentos políticos. O Al-Anon é autossuficiente, vivendo por meio das contribuições voluntárias de seus próprios membros.

O Al-Anon se utiliza dos mesmos princípios e práticas dos 12 passos, encorajando e compreendendo os dependentes de álcool e auxiliando na recuperação, bem como acolhendo e proporcionando alívio a familiares de alcoólicos.

Alateen

Os grupos Al-Anon, abrange também os grupos Alatenn, que são grupos compostos por jovens entre 13 a 19 anos, que sofrem de alguma forma direta com a alcoolismo, seja em sua família ou com amigos próximos. A maior parte do grupo, são compostos por pessoas que ajudam a enfrentar os desafios de ter pais alcoólicos.

O Alateen, é uma organização independente, porém necessita de dois Padrinhos, membros do Al-Anon, para orientação sobre a estrutura e funcionamento do Grupo.

Alcoólicos Anônimos (AA)

Alcoólicos Anônimos, também conhecidos como AA, é o mais conhecido de todos. Os Alcoólicos Anônimos funcionam com base no Programa de 12 passos, 12 tradições e 12 conceitos, e fundamenta-se no anonimato de seus membros.

A organização divide-se em grupos locais, que realizam reuniões regulares, nas quais os participantes conversam sobre suas experiências com alcoolismo e se ajudam a vencer juntos essa doença.

É importante saber que os grupos não têm vínculos religiosos, porém, incorporou muitos princípios de diversas religiões e recebendo pessoas de todas as doutrinas.

O grupo sobrevive financeiramente através dos seus próprios membros que contribuem espontaneamente, não aceitando ajuda financeira fora da própria organização. O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber.

Narcóticos anônimos (NA)

Os Narcóticos Anônimos ou NA, é um grupo sem fins lucrativos, que ajudam homens e mulheres que desejam se livrar das drogas. São adictos em recuperação que se reúnem regularmente para ajudar uns aos outros a se manterem limpos, com total anonimato.

O NA, se baseia em princípios escritos, que são usados de maneira simples, de forma que as pessoas que fazem o programa consigam seguir diariamente. O mais importante é que eles funcionam. O grupo não tem filiados ou vínculo com outra organização.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.