JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Por que algumas pessoas ficam dependentes do álcool e outras não?

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
destaque-900-600-como-ajudar-um-alcoolatra

Fortes evidências mostram que fatores genéticos, biológicos, sociais e psicológicos favorecem a maior ou menor ingestão da bebida.
Tenho de ser honesto. Deverá ganhar um Nobel o pesquisador que descobrir com 100% de certeza por que algumas pessoas, ainda que bebendo a mesma quantidade de bebidas alcoólicas que outras, tornam-se dependentes. Ainda que haja um componente genético para a dependência, só ele não dá conta de explicar por que algumas pessoas não conseguem largar mais as bebidas. Dois irmãos gêmeos, por exemplo, educados da mesma maneira, que foram expostos a um mesmo ambiente, que compartilham os mesmos genes, podem ter histórias de vida muito diferentes quando se trata do consumo de álcool.

O que nós sabemos – através de fortes evidências  – é que, além dos genéticos, fatores biológicos, sociais e psicológicos favorecem a maior ou menor ingestão de álcool.  A Medicina já sabe, por exemplo, que algumas pessoas têm mais enzimas no fígado capazes de metabolizar a bebida que tomam. Com isso, elas levam mais tempo para ficar embriagadas, ou seja, aguentam beber mais. E quanto maior a quantidade ingerida, maior as chances de ela se tornar dependente. Esse é um dos fatores biológicos envolvidos na dependência.

Um outro exemplo de fator biológico foi descoberto mais recentemente. Parece haver genes e moléculas no cérebro de pessoas dependentes que contribuem para que elas não consigam frear o seu comportamento autodestrutivo. Porém, essa evidência é apenas indireta, já que o estudo foi feito em ratos.

Algumas pessoas recorrem ao álcool, um relaxante poderoso, porém de curtíssima duração, para conseguir enfrentar uma situação ruim em suas vidas, como um trauma, a perda de alguém querido e até um problema de saúde mental como é a depressão. Como o álcool é um péssimo remédio, cujo efeito só dura alguns poucos minutos, elas voltam a precisar dele para acalmar de novo. O uso contínuo e prolongado de bebidas como se elas fossem uma muleta capaz de ajudá-las a manterem-se de pé e a fugir da realidade em que vivem pode levar ao desenvolvimento do vício.

Quem se torna dependente já não consome mais porque é gostoso, mas porque na falta de uma bebida ela sente um grande desprazer. Para evitar essa sensação de ansiedade causada pela falta de álcool, ela consome ainda mais. Já não é mais um ato espontâneo, mas um ato para aliviar os sintomas de abstinência, entre eles os tremores e alucinações.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

A verdade é que o alcoolismo é resultado de uma combinação desses fatores. No entanto, algumas pessoas têm problemas com a bebida ainda que não tenham nenhum desses fatores de risco. Isso dá ideia de como é complexo esse tema. A dependência de álcool não discrimina. Ela afeta pessoas de todas as idades e classes sociais.

Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.

Fonte: Forbes

Apoio Especializado

Somos uma organização privada sem fins lucrativos e oferecemos tratamento gratuito para dependentes químicos de álcool e outras drogas. Nossa Comunidade Terapêutica – Brasília, é devidamente registrada e regularizada junto aos órgãos competentes, com capacidade para 60 (Sessenta) residentes do sexo masculino.

Situamos em uma fazenda, longe do meio urbano criando assim uma atmosfera propícia a introspecção do indivíduo que necessita de reforma íntima, desintoxicação, serenidade e paz para se desenvolver e aquietar-se para sua reformulação de vida.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.