JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Quem é um adicto?

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865
adiccao-em-drogas-scaled

“…Um adicto é um homem ou uma mulher cuja vida é controlada pelas drogas.”(p.3)

Os adictos que encontram o programa de Narcóticos Anônimos se baseiam na sua experiência. O uso de qualquer substância que altere a mente ou o humor de um adicto, retirando a sua lucidez, provoca problemas em qualquer área de sua vida.

A maioria dos adictos não se considerava como tal antes de conhecer Narcóticos Anônimos, acreditava que podia parar de usar a qualquer momento e não escolheu se tornar adicto.

A adicção é uma doença de difícil detecção, diagnóstico e tratamento e envolve muito mais que o uso de drogas. O isolamento é o núcleo da doença, que inclui ainda características como manipulação, mentira e inversão de valores na tentativa de usar mais drogas para sobreviver. Um importante aspecto da adicção é a incapacidade de lidar com a vida como ela é.

Um adicto na ativa (aquele que está usando drogas) está mergulhado em autoengano e racionalização, podendo ter suas funções mentais e emocionais bastante comprometidas, até reduzidas ao nível animal, entrando e saindo de instituições, pensando em suicídio e desejando a ausência de dor, sem compreender que essa ausência não pode ocorrer sem a abstinência de drogas. Entretanto, como outras doenças incuráveis, a adicção pode ser detida. Para isso, o adicto precisa estar disposto a admitir, sem reservas, que é alérgico a drogas, aceitando honestamente seu dilema e começando a agir positivamente.

A experiência de adictos em recuperação indica que somente a medicina não pode curar a sua doença. Antes de entrar em recuperação, um adicto não admite ter um problema com drogas até elas faltarem. Não há preocupação com o próprio bem estar, nem com o dos outros e, se outras pessoas sinalizam a um adicto sobre o seu problema, comumente a resposta é a negação e a permanência num processo autodestrutivo. “O mundo está errado, eu estou certo”, é a crença de um adicto e o mesmo pode perder a capacidade de exercer as suas atividades cotidianas e perde, especialmente, a capacidade de sentir.

Um adicto geralmente tem uma vida dupla e apresenta raros períodos de autoconsciência e de percepção da realidade.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na web.

Apesar das semelhanças, a doença de cada indivíduo leva a determinadas insanidades e não ter cometido algum absurdo pode servir como justificativa para a volta ao uso. O fundo de poço de cada adicto é pessoal, mas a progressão da doença é inquestionável. Geralmente, no início experimenta-se uma fase de “lua de mel” com as drogas e passados dias ou décadas, caso a morte não venha primeiro, os caminhos possíveis são instituições psiquiátricas ou prisionais, além de completa falência física, mental, espiritual e emocional, acompanhada de total desmoralização.

Durante o fundo de poço, quando os problemas saltam aos olhos, o adicto pode notar as consequências de seu uso e, enfim, procurar ajuda.

A adicção, doença que escraviza, afeta as pessoas próximas e a esperança de se manter limpo sozinho torna-se cada vez mais falha, causando dor e aflição.

Vale ressaltar que a doença, progressiva, crônica e fatal, pode ser tratada, começando por não usar. Quando adictos se encontram, se identificam e a ajuda então é possível e verdadeira.

A irmandade de Narcóticos Anônimos oferece um programa de recuperação e uma nova maneira de viver. A abstinência total e a prática dos Doze Passos permitem que a vida de adictos adquira sentido e, apesar de não estarem curados, adictos realmente se recuperam.

Fonte: Narcóticos Anônimos. Texto Básico. Sexta Edição. NAWS, Inc.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue (61) 98416-7091

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.