JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Parque das Nações, Chácara 73 Rua 11 – Padre Lúcio, Águas Lindas/GO

Comunidade Terapêutica: 11 dicas essenciais para ajudar um alcoólatra

Problemas com Álcool ou Drogas? Podemos ajudar!
(61) 99870-8865 / (61) 99905-8865

Quem convive com o alcoolismo de uma pessoa querida pode ter um turbilhão de sentimentos. Entre a tristeza, raiva e angústia, também predomina a vontade de ajudar pois, quando gostamos de alguém, queremos vê-lo bem.

Mas como ajudar uma pessoa assim? Como fazer alguém parar de beber? Para as famílias que não sabem o que fazer, selecionamos 11 dicas essenciais para ajudar um alcoólatra:

Veja como fazer alguém parar de beber:

  1. Escolha o momento mais adequado para conversar. Aproveite um momento em que a pessoa esteja sóbria, ambos estejam calmos e em um lugar em que haja privacidade.
  2. Informe-se sobre o alcoolismo. Explique que está preocupado e que quer ajudá-lo.
  3. Reforce os motivos que ele tem para mudar a atitude em relação ao álcool. Leve para a conversa exemplos de situações negativas que já ocorreram com ele em função do uso do álcool.
  4. Evite ameaças e agressividade. É possível falar sobre as razões nas quais ele precisa procurar ajuda sem que utilize formas que, na prática, não adiantam.
  5. Não encubra as atitudes do alcoolista, protegendo-o das consequências de seus atos e de sua dependência alcoólica.
  6. Não estimule o consumo de álcool e tente evitar tudo que está relacionado com as bebidas alcoólicas, como ir a um bar ou ter bebidas em casa.
  7. Incentive a procura por profissionais especializados para ajudar na recuperação ou ir a uma reunião dos Alcoólicos Anônimos. Se a pessoa desejar, acompanhe-a nas primeiras consultas. Se for caso de internação, mostre que isso, além de temporário, fará bem à saúde e bem-estar dele. Ajude-o encontrar um local autorizado.
  8. Motive a pessoa a buscar atividades que lhe proporcionam bem-estar sem que necessite de álcool, como esportes, voluntariado, tocar um instrumento musical, artesanato, etc.
  9. Entenda que o alcoolismo é uma doença e que não é sua culpa. Muita gente que convive com um alcoolista sente-se culpado pela situação do outro.
  10. Valorize cada avanço no tratamento. Sentir que está indo bem e que está avançando fará bem ao alcoolista em recuperação.
  11. Se o alcoólatra tiver recaída, não desvalorize o esforço. É possível se reerguer e voltar ao tratamento.

Com essas dicas ficará muito mais fácil ajudar um alcoólatra a encontrar ou manter o caminho da recuperação. Ainda têm dúvidas? Pergunte nos comentários.

Comunidade Terapêutica Despertai

Somos uma organização privada sem fins lucrativos e oferecemos tratamento gratuito para dependentes químicos de álcool e outras drogas. O instituto Despertai  – Comunidade Terapêutica, é devidamente registrada e regularizada junto aos órgãos competentes, com capacidade para 60 (Sessenta) acolhidos do sexo masculino.

Situamos em uma fazenda, longe do meio urbano criando assim uma atmosfera propícia a introspecção do indivíduo que necessita de reforma íntima, desintoxicação, serenidade e paz para se desenvolver e aquietar-se para sua reformulação de vida. Como chegar? clique aqui

Problemas com Drogas? podemos ajudar! Entre em contato hoje mesmo e tire todas suas duvidas com um de nossos profissionais especializados em dependência química e alcoólica. É possível viver sem drogas, perder o desejo de usar e encontrar uma nova maneira de viver!

#institutodespertai #comunidadeterapeutica

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.